Palavra do Cliente

A ClickMonografias - Monografias Prontas - Elaborou o melhor artigo da minha classe, recomendo à todos, fiquei impressionado com a qualidade do trabalho, agora só faço os meus trabalhos com a ClickMonografias, eles são garantia de sucesso.

CLIENTE - Marcelo Fontes

NOTÍCIAS E ARTIGOS

COMO FAZER O MEU ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico é um convite à sua participação no congresso. Algumas bancas estão solicitando o artigo ensaio-crítico como apresentação de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, justamente para que o aluno possa expor as suas idéias de forma mais autêntica e original. Os artigos quando produzidos em mais de uma seção podem compor uma tese ou uma dissertação de mestrado.

Atualmente, tratados como papers , os artigos também podem ser de publicação para científica em revistas ou periódicos. Caracterizam-se por pequenos estudos que tratam de versões severamente científicas.

São diferentes da monografia, cujas apresentações são realizadas com o mesmo conteúdo mais com a abordagem mais formalizada. Por ter uma estrutura científica parecida com uma monografia, deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução apresenta o assunto, o objetivo, a justificativa, metodologia empregada. No desenvolvimento, por ser o bojo do trabalho, consiste na explicação e demonstração do que foi abordado. A conclusão pode ocupar metade da folha e expõe resumidamente os resultados do assunto desenvolvido no texto.

O conteúdo do artigo científico abrange vários aspectos e, em geral, apresenta temas e abordagens atuais, sem a revisão da literatura e de forma muito solta, crítica e reflexiva. O artigo (paper) científico:

- Versa sobre um caminho pessoal percorrido, gerado por uma experiência pessoal dando o enfoque contrário do que está sendo estudado.

- Busca oferecer soluções passageiras para respostas controvertidas;

- Leva a conhecimento geral, a especialização do acadêmico em assuntos, idéias novas e sonda as opiniões dos leitores em periódicos;

- Aborda aspectos secundários que serão utilizados em pesquisas futuras.

Estabelecer um esquema para expor o artigo científico de maneira lógica e sistemática é equivalente a um projeto de monografia, levando em consideração que o artigo pode estar nos campos científico, didático, divulgação etc.

A escrita deve ser clara, objetiva, direta e a linguagem correta, precisa, coerente e simples. Adjetivos supérfluos, rodeios, repetições ou explicações inúteis devem ser evitados pela brevidade a qual compõe o texto, cuja apresentação é excessivamente de forma compacta. Outro detalhe importante é o título que deve corresponder fidedignamente aos parâmetros do texto.

Como TCC e a monografia, o artigo deve apresentar os seguintes itens de elaboração. Pode ser um pouco mais extensivo e diferente quando substitui-lo:

O artigo científico é um estudo breve sobre um tema que trata de questões de natureza científica. Esse representa o resultado de estudos realizados, dada sua dimensão e conteúdo, tendo abordagens atuais.

I. Título, subtítulos, nomes da seções e capítulos.

II. Credenciais do(s) autor(es).

III. Resumo : Pode ser em língua materna e/ou estrangeira

IV. Introdução

V. Desenvolvimento

VI. Conclusão e comentários

VII. Referências

VIII. Data de produção do texto.

Para formatar um artigo que terá apresentação em congresso é necessário atentar para algumas regras de formatação:

O artigo inscrito deverá ser entregue no original completo e uma cópia, impressos e encadernados, em papel de tamanho A4 (21cm x 29,7cm), anexando junto ao original as “Fichas de Autorização“ (obrigatórias), preenchidas em le tra le gível, assinadas pelo(s) autor(es) e pelo Professor Orientador, e uma cópia digitalizada em disquete (3½) ou CD-Rom, obedecendo à seqüência:

• Ser digitado no Word (.doc), na fonte Times New Roman, tamanho da fonte 12, com espaço 1,5 entre linhas e parágrafos, e espaço duplo entre partes, configuração de margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm, os nomes científicos quando utilizados deverão estar em itálico;

• Apresentar página de rosto:

Obs .: A página de rosto deverá conter somente texto, não colocar referências bibliográficas, imagens, gráficos, tabelas, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)