Palavra do Cliente

A ClickMonografias - Monografias Prontas - possuí uma grande especialidade em formatação abnt, pois todos os trabalhos são entregue dentro do padrão da abnt (associação brasileira de normas técnicas), normas especifica para trabalhos acadêmicos e monografias utilizado pelas instituições de ensino superior no Brasil.

CLIENTE - Cesar Augusto

NOTÍCIAS E ARTIGOS

O QUE É O MÉTODO VANCOUVER E QUAL A DIFERENÇA PARA A ABNT?

Alguns desenvolvimentos de monografias utilizam o método Vancouver de exposição. Para ficarmos mais cientes dessa metodologia de escrita monográfica, vejamos os seguintes dados.

Quando se desenvolve um trabalho de monografia a partir do método Vancouver, alguns preceitos são seguidos. São estabelecidos pela normalização do grupo Vancouver.

• VANCOUVER

As informações a seguir foram retiradas do site http://www.icmje.org, onde se pode obter gratuitamente todas as normas do Grupo Vancouver.

Regras básicas

_ Referencias devem ser numeradas consecutivamente em ordem que elas primeiro aparecem no texto.

_ São identificadas no texto, tabelas e legendas com números arábicos entre parênteses. Exemplo: “Desafio é a pimenta da vida (1)” ou “...o gene que condiciona esta doença (2)”. Obs: deve-se escolher um estilo (sobrescrito ou não) e aplicá-lo em todo o texto.

_ Referências citadas em tabelas ou legendas de figuras devem ser numeradas de acordo com a seqüência estabelecida pela primeira identificação no texto desta tabela ou figura particular

• ABNT

Conforme NBR 10520:2002, aplicam-se as seguintes definições:

- Citação - menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte;

- Citação direta - transcrição textual dos conceitos do autor consultado;

- Citação indireta - transcrição livre do texto do autor consultado;

- Citação da citação - transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

Regras Gerais

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema numérico ou autor-data. Qualquer que seja o método adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)

http://www.icmje.org – Página em Inglês. Grupo de Editores de Vancouver que estabelecem normas de publicação para livros e trabalhos científicos.

FILHO, DP & SANTOS, J. A. Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)