ClickMonografias

Empresa especializada na elaboração de TCC pronto, monografias prontas, sugestões de temas, Projetos de Pesquisa, Papers, Resumos, Artigos Científicos, Planos de negócios, TCC's. Todos os tipos de trabalhos universitários.

Monografias Prontas

NOTÍCIAS E ARTIGOS

VERDADEIRO OU FALSO? ATRIBUINDO VALORES À SUA LEITURA

A leitura somatizada não é a leitura adequada para o pesquisador. Quando se resulta de uma leitura analítica é necessário obter o verdadeiro ou o falso, distinguindo o que servirá para a sua pesquisa e o que não lhe será de proveito.

Todo o livro apresenta o seu julgamento, nem sempre imparcial nas entrelinhas. Científicamente deve-se ler o texto de forma não passiva, emitindo, com leitura prévia as abordagens que serão aproveitadas na monografia. Para comparar uma informação dada por um livro é preciso abster-se da parcialidade e distanciar do objeto do compêndio para que possa atribuir valores significativos à leitura.

Outro fator importante: é diferenciar a opinião pessoal e prévia do conhecimento expresso na obra de forma que as significações ali contidas possam passar por uma triagem na hora da pesquisa.

Antes de emitir atribuições de valores, concordando ou não dos pontos de vista expressos pelo autor é necessário que se tenha compreendido a mensagem básica do texto.

Há de se ter um posicionamento crítico e ético ao longo da pesquisa. Essa postura é fundamental nas leituras e serão de grande valia na apresentação do trabalho. Discordar e concordar é parte do trabalho científico, de forma a respeitar sempre as idéias e outros pontos de vista emitidos pelo autor.

Toda pesquisa envolve um processo desgastante, mas positivo. As leituras do mesmo texto devem ser constantes de forma a acrescer o que foi lido no processo anterior para a contribuição do conhecimento e aplicação na monografia.

Ao apresentar o resultado do que se leu, demonstre domínio de fichamentos, resumos e outros destaques das idéias consideradas fundamentais na exposição de um livro.

As informações, após as leituras, devem ser armazenadas em um banco de dados de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo próprio pesquisador. Em se tratando de um trabalho científico, o pesquisador deverá estar preparado para fichar um emaranhado de títulos indicados pelo seu orientador. Leituras esparsas e somatizadas não acrescerão de forma positiva no resultado final da escrita da monografia.

Organize a sua leitura.

Descartes dizia a respeito da leitura que: A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

E esse contato com os autores passados deve ser registrado como abordagem científica. Como dito em outro artigo, o que você pensa agora para a sua monografia não é inédito. Alguém pensara por você.

Uma técnica de armazenamento são as fichas de resumos. Em folhas A 4 ou fichas pautadas, o pesquisador anota as principais referências – sempre com as suas palavras – emitindo valores e juízos em respeito ao que o autor lido referenciara.

O resumo é útil após uma leitura preliminar. Ele pode ser feito em tópicos, conforme um mapa do que se está lendo, ou apresentar uma escrita aprofundada, captando o que há de importante no texto aprofundado, ao identificar as palavras-chave e a idéia principal que forma a estrutura básica do texto que foi lido, separando as idéias principais das idéias secundárias.

Geralmente, as estruturas que contêm as idéias principais são as palavras circuladas no texto como palavras-chave. A junção dessas palavras formará as idéias principais. O que importa em um bom resumo é mostrar o domínio de compreensão e interpretação textual. Umberto Eco diz que um bom resumo pode dizer mais que um livro de duzentas páginas. Ou seja: uma síntese bem feita será convite de leitura para qualquer intenção de pesquisa.

Outra forma de armazenamento é a resenha ou a recensão. Ela indica que o pesquisador teve a oportunidade de apreciar uma obra e expor na escrita as suas valorações. Uma resenha, diferente de um resumo, demonstra que o conteúdo da obra precisa ser armazenado. O resumo é a estrutura em tópicos.

Para quem está pesquisando e lendo para expor em pesquisa monográfica é de suma importância a resenha. Ela trará a junção das informações necessárias futuramente no conteúdo de cada obra lida.

O autor da resenha deve ter atenção em fazer a leitura crítica da obra, aprofundando o conhecimento dela. Quando criticar, não se esquecer de que o distanciamento é fundamental para uma crítica de porte ético e científico. Deve constar em uma resenha: a referência bibliográfica no topo da página, as qualificações do autor que está sendo lido, a apresentação do conteúdo da obra.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, DP & SANTOS, J. A . Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor)