Palavra do Cliente

Escolher o tema da monografia é muito importante para obter o sucesso, antes mesmo de dar inicio ao desenvolvimento do trabalho, pois através do tema você saberá o que irá abordar e o foco que será dado na pesquisa de monografia, e a ClickMonografias - Monografias Prontas me ajudou muito na escolha do meu tema.

CLIENTE - Medeiros

NOTÍCIAS E ARTIGOS

COMO DEFINIR UM BOM TEMA DE MONOGRAFIA

Ainda com o pensamento em Descartes, definir um bom tema é ter a certeza de que ele supre a sua necessidade de pesquisa. Ele deve ser profícuo e pertinente ao campo de pesquisa e você deve ter a iniciativa de arrumá-lo como se fosse o armário do se quarto.

Martins (2000) coloca quesitos importantes para a escolha de um bom tema. Estes são os predicados segundo o autor:

- Viabilidade: eu acresceria também visibilidade. O bom tema deve estar relacionado com o fator empírico, ou seja, possibilitar ao aluno-pesquisador e aos demais acadêmicos a observação, investigação, contextualização e, com isso, ganhar a visibilidade na vitrine de monografias da sua universidade.

- Importância: não adianta falar o que já foi dito e escrito. A pesquisa é de natureza segmentativa. Se alguma temática pela qual você se interesse já foi pesquisada por outro acadêmico é sua obrigação interessar-se pela pesquisa dele. Desta forma, dará segmentação á pesquisa, tornando a sua escolha importância para a comunidade científica em voga.

- Originalidade: e autenticidade. A sua análise dos resultados podem surpreender à banca e quanto mais voltada para a prática, maior a autenticidade das informações e a originalidade apontada por um universo de amostras o qual apenas você vivenciou. Não é à toa que a prática pessoal é assunto importante na monografia.

Tenha muito cuidado na escolha do tema:

• Defina o tema antes de qualquer coisa;

• O tema está aliado ao problema. Sem este a sua monografia não terá razão de existência. Verbos importantes:

- Discutir;

- Investigar;

- Decidir;

- Apontar;

- Delimitar...

São verbos que exigem definição do tema para o seu trabalho.

• Quanto mais domínio de restrição da temática melhor. Lembre-se da história dos afluentes e do rio principal.

Quanto mais preparado para explicar aos demais o porquê, como, o quê, onde, quando a sua temática está situada, melhor. Você sabe que está pronto a desenvolvê-la na monografia quando puder atender a todos os questionamentos realizados a partir da sua pesquisa. É aí que está o apuro da banca...

O tema também é detalhado. Não mencionemos detalhismos desnecessários à sua temática. Mas todo o foco gera assuntos gerais e particulares. E o detalhe da particularização do tema escolhido por você é de sua responsabilidade perante à passagem da comunicação escrita.

Para o bom tema surtir o efeito:

Esqueça a dispersão dos assuntos

- Quando menciono o detalhismo é justamente para alertar o aluno do excesso de informações desnecessárias. Podem não produzir efeito no tema ou enriquecê-lo.

Esqueça questões de juízo de valor

- Como ninguém detém a verdade absoluta você não poderá dar o sentido cabal à sua temática. A sua pesquisa não é a resposta definitiva para o assunto escolhido.

Esqueça a linguagem vaga

- Se escolheu um tema que goste e que investigou com esmero, livre-se das incertezas...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)