ClickMonografias

A competência da ClickMonografias - Monografias Prontas - vai além da entrega da monografia pronta, todo o nosso trabalho é composto da estruturação da pesquisa, elaboração do projeto, monografia pronta e apresentação em power point, realizamos um trabalho minucioso para a sua aprovação.

Monografias Prontas

NOTÍCIAS E ARTIGOS

Todo e qualquer trabalho acadêmico (universitário), seja ele, monografia, TCC (trabalho de conclusão de curso e outros, devem seguir algumas premissas, conforme apontadas abaixo.

COMO FAZER UMA MONOGRAFIA? - A estrutura da monografia

Toda a monografia, ao longo do seu desenvolvimento, deve ser subdividida em três partes: os elementos pré-textuais, os elementos textuais e os pós-textuais. Alguns deles não são obrigatórios. É importante atentar para a necessidade de apresentar o tema, nos padrões da devida formatação.

Os elementos pré-textuais são: capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha do examinador, folha da dedicatória, folha de agradecimentos, folha de justificativa, problema e hipótese, folha de apresentação, folha de sumário. Nem todos são obrigatórios. Alguns podem, inclusive serem adicionados a partir da apresentação final do Projeto de Pesquisa de monografia.

Os elementos textuais são: Introdução, desenvolvimento, conclusão. Alguns autores de metodologia consideram as referências bibliográficas como elemento pós-textual. Sabe-se que nestes adicionam-se os anexos e o apêndice. Esta subdivisão proposta no artigo simplifica a forma como a estrutura monográfica será apresentada.

Na capa ou “capa dura”, aquela que ficará visível na encadernação e na apresentação inicial do trabalho deve ter o nome da instituição, o título da pesquisa, o nome do pesquisador e o ano em que fora elaborada. Esteticamente, algumas faculdades fornecem a capa de apresentação e sugerem que o aluno encaderne sem o aspiral, apenas com a capa dura.

A folha de rosto é a primeira folha após a capa. Nela constam dados como: o nome do pesquisador no topo, o título da pesquisa, local e ano de apresentação, além de um texto indicando a qual curso pertence e os pré-requisitos para o pesquisador que obtiver êxito na conclusão do curso.

A folha de ficha catalográfica não conta como página e indicia méritos de publicação de periódico. Ela consta de dados complementares em uma ficha de 6 cm X 13 cm e auxilia o arquivamento disponível para outros futuros pesquisadores.

A folha do examinador contém dados sobre a banca examinadora e a de aprovação do trabalho após a apresentação final. Já as folhas de dedicatória e agradecimento são dispensáveis e não-obrigatórias. A diferença entre ambas é que, na primeira, a dedicatória oferece o trabalho a pessoas de ligação afetiva do autor e, na segunda, pessoas que não pertencem ao seu círculo de convivência.

A folha de justifica, problema e hipóteses pode ser mantida desde o projeto de pesquisa. Caso os três itens estejam ocupando mais de uma folha no projeto, eles podem ser condensados em uma folha apenas de forma resumida. Exemplificando:

Tema : Prática psicológica – RH na Empresa Júnior da Faculdade X

Justificativa : O assunto abordado é de grande interesse à comunidade acadêmica, pois apresenta a literatura referente à prática psicológica nas empresas, mais especificamente nos ambientes das incubadoras nas quais os universitários iniciam sua carreira. Nesse sentido, este trabalho contribui para o desenvolvimento da prática de RH com psicólogos no setor de triagem e treinamento da Empresa Júnior da Faculdade X.

Problema : Como conduzir os alunos ainda não formados e em início de carreira a exercerem suas tarefas na Empresa Júnior?

Hipóteses :

- A triagem para o trabalho na incubadora segue critérios distintos de uma empresa estabilizada.

- O estudante que exercer a sua função inicialmente na incubadora leva consigo diferentes avaliações para as empresas maiores após a conclusão de curso.

O sumário é o índice da monografia e pressupõe a organização dos tópicos que serão descritos ao longo do desenvolvimento do texto monográfico. Ele tem o objetivo facilitar a organização do trabalho para quem o lerá.

Na introdução, a apresentação tem argumentos específicos do assunto que fora apresentado. Esboça-se o conteúdo do problema e das hipóteses.

No desenvolvimento o elemento essencial é o referencial teórico e a pesquisa que fora feita ao longo do processo da escrita monográfica. Nessa parte, segue-se o sumário estabelecido no projeto com as suas alterações após a sua apresentação. Uma monografia pode conter até doze capítulos.

Na conclusão, as idéias finais são relacionadas de forma a obter a proposta que estava contida no projeto de pesquisa. A conclusão deve confirmar ou não as hipóteses lançadas no Projeto de Pesquisa de monografia.

A bibliografia, ou referencial bibliográfico, relaciona todas as fontes que foram utilizadas para a composição da pesquisa e pode ser composta por livro, referencial, boletins, filmes, sites, periódicos devidamente organizados.

O apêndice contém informações que foram desenvolvidas durante a pesquisa e devem conter textos do próprio autor. Se ele CRIOU um formulários, questões para entrevista, textos de observação, ele inclui ao final da monografia no apêndice.

Anexo é a parte onde são colocadas informações complementares e as quais não foram produzidas pelo autor, citando sempre quem as criou.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, DP & SANTOS, J. A. Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)