Palavra do Cliente

Na ClickMonografias eu participei da elaboração do meu pré-projeto de trabalho de conclusão de curso, onde apresentamos na faculdade e obtivemos muito sucesso.

CLIENTE - Renata Campos

NOTÍCIAS E ARTIGOS

COMO PLANEJAR OS CUSTOS E O CRONOGRAMA DO PROJETO DE MONOGRAFIA: A Importância Desses Itens

Para se elaborar o Projeto de Pesquisa há de se considerar um prazo para as etapas nele descritas e o custo da execução do projeto. Ocorre que, alguns alunos – e orientadores – não as consideram etapas importantes.

Todas as fases do Projeto de Pesquisa devem ser bem definidas para que, ao longo da sua execução, norteiem os rumos do pesquisador. A concretização da cada etapa está sugerida no cronograma do projeto e pode ser realizada por vários pesquisadores concomitantemente.

A fase de execução subdivide-se em dois itens:

• Elaboração do projeto:

Ele será realizado a partir do esboço inicial, a relação das idéias as quais se pretendem lançar como o objeto do projeto de pesquisa. A partir de então o pesquisador, ou os pesquisadores, fará o auto-levantamento do seu conhecimento a respeito da temática. Cabe ressaltar que a execução do projeto está vinculada à aprovação da idéia inicial pelo orientador do grupo.

• Execução do projeto:

Após a aprovação da temática e do projeto, ele deve ser concretizado dentro da programação estabelecida no cronograma que o pesquisador estabeleceu.

O projeto é uma pesquisa-piloto. Nem sempre os prazos estabelecidos são cumpridos à risca porque o seu andamento pode estar sujeito às paralisações devido a diversos fatores.

O cronograma envolve etapas e datas. Todo material coletado, avaliado e reunido pelo pesquisador deve ser tabulado ao longo da execução do projeto de pesquisa em formato de relatório. A junção dos relatórios escritos ao longo de cada item do projeto observado e executado deve formar o relatório final que fará parte do trabalho monográfico.

As datas que constarão no cronograma podem seguir periodicidades semanais, mensais ou bimestrais. O interessante é que mensalmente, o pesquisador ou o grupo de pesquisadores juntamente com o coordenador possa estabelecer o que será feito ao longo do mês.

A seguir segue o modelo de elaboração do cronograma de pesquisa e como o mesmo deve estar representado no projeto de pesquisa. As fases podem ser diversificadas de acordo com a execução e a necessidade do pesquisador – Sugerido por Filho & Santos (2000, p. 68):

Independente do período de periodicidade, as fases devem ser demonstradas em linha contínua e na execução do trabalho. Se for por semana, deve apontar a seqüência, se for por mês a seqüência bimensal, trimestral ou semestral.

Em relação aos custos, há de ser fazer a previsão dos gastos a serem efetuados. Os itens a serem relacionados nos custos são:

• Material de uso geral

Despesas: canetas, blocos, fichas e todo o material consumido ao longo do projeto. Entram também nessa relação: computador, material bibliográfico, projetos, rádio, TV, DVD.

• Material com gastos pessoais

Despesas: custos com pesquisas de campo, distribuição de formulários de pesquisas e panfletos, gastos com digitação e revisão, transportes dos pesquisadores, custos com a elaboração de crachás e portfólios para apresentação em empresas e ONGs.

• Despesas finais

Despesas: elaboração dos relatórios para a apresentação final, encadernação dos textos finais, despesas não-previstas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, DP & SANTOS, J. A. Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)