Monografias Prontas

Dicas de como fazer a pesquisa bibliográfica para elaboração de trabalhos acadêmicos. TCCs, Monografias, Artigos, trabalho científico, planejamento da monografia e ciclo da pesquisa, ... introdução da monografia, suas referências teóricas, metodologia de pesquisa... Saiba como definir tipos de pesquisa para sua Monografia ou TCC. Entre esses tipos de pesquisa estão Pesquisa Exploratória, Pesquisa Explicativa, Pesquisa.

ClickMonografias

NOTÍCIAS E ARTIGOS

A IMPORTÂNCIA DA MONOGRAFIA - A Necessidade de Explanar Sobre a Pesquisa

Muitas vezes, o receio em se explanar sobre a temática está na dificuldade do aluno em aprofundar ou mesmo escolher o assunto que deseja aprofundar em seu trabalho monográfico. Há receio em levar adiante o estudo de forma extensivo e como auto-estímulo para se concluir uma fase da pesquisa.

O aluno deve perseverar em usa escolha e objetar sobre possíveis perspectivas para o exercício do crescimento intelectual e início de um atuante vida profissional.

A monografia é o início da vida científica. Quando o aluno se depara com essa realidade deve fomentar o desejo de ir além do que o próprio tema propõe, criar, inovar, direcionar, podendo transgredir os próprios limites em prol de uma nova descoberta e abordagem do assunto.

A ação é FAZER a monografia. Esta é imposta, talvez de forma indevida ao aluno que inicia sua pesquisa. Sem estímulo e prazer pelo tema que fora escolhido haverá dificuldade em escrever um trabalho científico. Auxiliando o aluno a se posicionar enquanto pesquisador, o orientador ajuda-o a superar a ansiedade em desenvolver a temática escolhida e a escolher o assunto sobre o qual deseja falar.

As bancas ultimamente têm tratado o objeto da monografia como obrigatoriedade para o regime de conclusão de curso ao passo que não há incentivo de pesquisa e busca de aceitação dos projetos universitários em instituições que podem financiá-los. A monografia transforma-se em um conjunto de normas sem conteúdo.

Além de estudar e escolher a temática, o aluno-pesquisador deve entrar no rol da cientificidade. Portar-se como um pesquisador utilizando a linguagem científica imparcial. O aluno deve tirar o proveito de sua pesquisa. Submeter o texto à Congressos, revistas e periódicos na instituição em que se encontra.

A experiência da pesquisa pode aprofundar e trazer o aluno à experimentação gerencial e o bom início de uma carreira profissional. Se o aluno estiver ciente da construção e da empiricidade de sua pesquisa ele obterá sucesso.

Para que o aluno possa seguir às exposições dos principais estudos de monografia é necessário:

- Pesquisa bibliográfica coerente com a análise teórica à qual ele se propõe;

- Pesquisa empírica ou estudo de caso;

- Pesquisa empírica de avaliação e análise de dados;

- Pesquisa empírica para as propostas futuras que podem dar prosseguimento à pesquisa;

- Pesquisa empírica para a elaboração de um diagnóstico final.

A monografia trata-se, portanto, de um trabalho científico que DEVE caracterizar a produção desse tipo de conhecimento científico, em linguagem científica. Extrair informação para a ordem de produção desse conhecimento não significa compilar ou transcrever textos. A criticidade e a análise textual devem estar impressa no fio da análise bibliográfica.

Quando se trata de um documento técnico-científico impõe:

- A reconstrução da leitura de forma racional e lógica;

- A originalidade e a criatividade;

- A leitura e a interpretação dos textos selecionados.

Sem esses preceitos a escrita monográfica ficará vazia e sem uma abordagem concreta do assunto escolhido.

A escrita monográfica deve ter uma indagação, um exame crítico exaustivo do que se leu e selecionou na coleta, a procura de fatos para comprovar e averiguar situações a análise de propostas utilizando metodologias científicas.

Escrever uma monografia sugere ações imprescindíveis para a obtenção da proposta temática do trabalho de status técnico, documental e científico.

- Selecionar tópicos que estejam vinculados ao tema proposto.

- Definir e diferenciar os problemas sugestionados pela pesquisa.

- Levantar as hipóteses as quais podem ser pesquisadas e confirmadas ao final do texto.

- Coletar, sistematizar, classificar dados.

- Analisar e interpretar os dados.

- Relatar o resultado da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor).

MARTINS, G.A. & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor).