Palavra do Cliente

Tirei nota 10 na minha monografia, estou muito satisfeito com o grupo clickmonografias, comprei a minha monografia pronta e fui aprovada, aqui na clickmonografias a aprovação da monografia pronta é garantida.

CLIENTE - Antônia Gomes

NOTÍCIAS E ARTIGOS

BENEFÍCIOS DA MONOGRAFIA: A INICIAÇÃO PESQUISA CIENTÍFICA

Entende-se que, no decorrer no curso universitário, o aluno adquiriu o conhecimento abrangente e teórico de vários assuntos pertinentes à área que escolheu. Ao final do curso, ele optará por concentrar esse saber, em linguagem científica, com postura científica e conhecendo o assunto o qual desejar estudar e se aprofundar acadêmica ou profissionalmente ao longo da prática.

A monografia é o início da pesquisa sobre o que ele desejará aplicar em sua vida como estudante e profissional. É o início da pesquisa científica. Para tornar-se um pesquisador, é necessário entender o trabalho monográfico como uma sucessão de coletas de dados e informações que acrescerão ao longo da pesquisa.

Os tipos de pesquisa orientarão o aluno a alcançar os dados os quais serão relevantes ao seu estudo em início de pesquisa. São vários os procedimentos a serem aplicados e passados para o aluno de forma que ele siga de acordo com a temática do que se deseja estudar.

O procedimento sistematizado é a coleta de novos conhecimentos e dados de primeira mão, antes de proceder com a triagem das informações que serão de fato relevantes para acrescer no desenvolvimento da monografia.A ênfase e comparar teóricos que apontam princípios gerais a respeito do objeto de estudo.

A exploração técnica conduz o investigador a se basear nos conhecimentos teóricos anteriores registrando hipóteses, problemas, registrando os dados encontrados de forma sistemática e os adicionando no banco de dados a fim de obter maior exatidão na observação do que se deseja aprofundar na monografia. Esses dados são importantíssimos, no momento em que o aluno está preparando o seu sumário para dar prosseguimento à escrita monográfica. Essas idéias da triagem a partir do procedimento sistematizado são importantes.

A pesquisa lógica e objetiva aponta provas possíveis para o controle de dados coletado e dos novos procedimentos empregados. O importante neste ponto é a imparcialidade.

A pesquisa lógica encaminha o aluno, que está em início de trabalho com a linguagem científica, a organizar a quantitatividade dos dados. Nem sempre as monografias exigirão esse tipo de pesquisa científica. Expor os dados em medida número é necessário como aporte apenas para algumas áreas de conhecimento.

Para outras, o pesquisador iniciante precisa armazenar os dados de forma a escrever relatórios de pesquisas a partir das referências bibliográficas realizadas na etapa inicial. São procedimentos de pesquisa científica que não determinam apenas a reunião de dados, mas sim o juízo de valor entre as referências encontradas e pertinentes à temática. Ademais, é nesse procedimento que o aluno aprofunda a sua postura cientificista ao expor a sua criticidade e criatividade.

Todas as metodologias de pesquisa, o que retoma a nossa idéia inicial no presente artigo que é apontar os benefícios da iniciação científica ao longo da escrita monográfica, podem comportar os dados recolhidos dependendo do procedimento escolhido.

Alguns tipos de pesquisas científicas são sugeridos para encaminhar o aluno-pesquisador à etapa seguinte. A pesquisa pode ser classificada com base nos critérios que orientarão o próximo passo a ser dado.

- A pesquisa fundamental: procura dar o “start” no progresso científico, ampliando e aprofundando os conhecimentos teóricos reunidos previamente.

- A pesquisa aplica aborda o aprofundamento do conhecimento teórico relacionado à prática em que pode ser aplicado o tema.

- A pesquisa histórica descreve algo se passou em quatro tempos de pesquisa: investigação, registro, análise e interpretação de fatos ocorridos no passado para projetar conclusões futuras.

- A pesquisa descritiva delineia o que é em quatro aspectos: descrição, registro, análise, interpretações de fenômenos atuais objetivando o presente.

- A pesquisa experimental descreve o que será a partir das hipóteses construídas no agora. É importante nesse procedimento estudar as relações de causa e efeito.

Escolhendo qualquer um desses métodos o aluno não deve ser esquecer de que o os benefícios do posicionamento cientificista diante do trabalho monográfica compreende: a sistematização e visão completa do tema escolhido; a escolha de um tema específico; pormenorizar o tema de forma exaustiva e não generalizada; adaptar a metodologia escolhida; contribuir para a ciência com contínuas revisões do seu trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor).

FILHO, DP & SANTOS, J. A. Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)