Palavra do Cliente

Apresentei a minha monografia pronta, como requisito para a conclusão do curso e tive o meu trabalho aprovado, parabéns a ClickMonografias pelo belissímo trabalho.

CLIENTE - Otavio Martins

NOTÍCIAS E ARTIGOS

A ClickMonografia definiu os 5 passos mais importântes para obter o sucesso na sua monografia, com os 5 passos definidos abaixo, garantimos o sucesso na entrega da sua monografia pronta.

5 PASSOS PARA O SUCESSO COMPLETO DE SUA MONOGRAFIA

1) Definição do problema

O tema deve ter relação com a área em que será desenvolvido. Por exemplo, ao escrever a respeito da criança de rua : para atender as Teorias da Personalidade pode-se considerar o Complexo de Édipo destes menores; para atender a Psicopatologia, é possível se ocupar de agressões sexuais sofridas por estas crianças e, para atender a Psicologia Escolar, é possível direcionar a pesquisa para aspectos psicossociais e educacionais. As fontes bibliográficas devem ser acessíveis.

2) Estar atento aos pressupostos teóricos

O levantamento bibliográfico deve ser iniciado quando o pesquisador já definiu um tema específico, pois isto facilitará muito esta parte da pesquisa e, para ganhar tempo no futuro, é aconselhável também que já se preocupe com as normas que devem ser obedecidas no sexto passo - Referências bibliográficas. Por exemplo, os textos que argumentam a respeito de crianças de rua podem não ser os mesmos que estudam infratores ou menores institucionalizados e como podem estar inseridos em capítulos de livros ou serem artigos de jornais ou revistas, o conhecimento de como constarão nas Referências bibliográficas fará com que o pesquisador registre citações no texto com precisão.

Muitas vezes, o pesquisador delimita bem o seu tema e, quando inicia a pesquisa, não encontra livros específicos. Continuando o exemplo dado no início deste segundo passo, a decisão final foi a de pesquisar o comportamento do delinqüente de 10 a 14 anos das ruas de Marília sob a abordagem psicanalítica. O levantamento bibliográfico, neste caso, deve ser direcionado para obras psicanalíticas a respeito das fases de desenvolvimento - puberdade e adolescência e, ao mesmo tempo, direcionada para estudos a respeito da violência. O objetivo é identificar todos os estudos desenvolvidos por outros autores a respeito do mesmo tema para que o pesquisador conheça as conclusões anteriores e evite repetições desnecessárias.

3) Objetivos e hipóteses

Formular hipóteses causais, correlacionais ou estatísticas a serem testadas é sempre um desafio que depende da área na qual está sendo desenvolvida a pesquisa. Trata-se de partir de algumas considerações a respeito do assunto que está sendo estudado para especular a respeito de possíveis resultados. Em estudos exploratórios, as hipóteses podem ser deixadas para uma etapa posterior ao levantamento de dados, informações, documentos, quando, então, melhor estará definido o campo de investigação. Casos extremos são o daqueles pesquisadores que partem para a pesquisa sem formular hipóteses por uma decisão deliberada.

4) Ser coerente com o procedimento de pesquisas

É o registro de todos os meios utilizados para obter dados da amostra ou população estudada (quem, quantos, onde). Tem que ficar claro se trata de uma ou mais pessoas, animais ou objetos e de como serão abordados: observação, entrevistas, cartas, fotos, recortes de jornais, análises estatísticas ou outras maneiras. Não se pode esquecer que há os aspectos quantitativos e os qualitativos; todos devendo obedecer a rígidos critérios científicos. É necessário situar o espaço (grupo, escola, cidade, município, estado, país ou outros) e o tempo (hora, dia, mês, ano, período ou outros).

5) Procedimentos de análise de dados

No Projeto Científico de Monografia, deve-se relacionar todas as obras referentes à pesquisa da monografia. Diferencia-se da lista de obras relacionadas no Trabalho de Conclusão de Curso (Monografias) na qual somente devem constar os textos realmente lidos e citados, efetivamente utilizados, recebendo o título de Referências bibliográficas.

No Projeto de monografia e no Trabalho acadêmico, a relação das obras consultadas deve obedecer à Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT que, em Agosto de 1989 publicou a NBR-6023 e que foi atualizada em agosto de 2000. No entanto, há divergências entre os autores. Em 1990, a Universidade de São Paulo-USP lançou m texto com orientações baseadas na ABNT, contudo diferentes. Assim sendo, o recomendável é que o pesquisador tenha acesso às normas da comunidade científica e publicação para a qual dirige seu estudo. Abaixo, são reproduzidos alguns exemplos que caracterizam a norma geral e outros mais utilizados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)