A ClickMonografias e uma empresa objetiva e clara nos seus negócios, por este motivo me senti super seguro em contratar os serviços. Já comprei minhas pesquisas de monografias, trabalhos escolares e muitas outras pesquisas para trabalhos universitários e recomendo.
CLIENTE - PAULO MEDINA
 
Trabalhos Acadêmicos
Projetos de Monografias
Plano de Marketing e Neg.
Artigos Científicos
Trabalho de C. de Curso
Monografias de Graduação
Monografias de Pós-Grad.
Dissertações de Mestrado
Teses de Doutorado
Trabalhe Conosco
Segurança do Site
S.L.A - Acordo N. Serviço
Contrato de P. de Serviço
Parceiros do Site
Mapa do Site
 
 

AS CITAÇÕES PELA NORMA DA ABNT 

As citações da ABNT servem para fazer a referência ao longo do texto para que as fontes consultadas possam ser devidamente citadas ao longo da sua monografia.

Quando se trata de citações referenciadas no texto podemos dizê-las diretas ou indiretas. São pequenos elementos e fragmentos retirados de autores que adquiriram a propriedade intelectual dos seus escritos. Se os mesmos já têm propriedade intelectual, devem ser devidamente citados e referenciados ao longo de sua monografia. Fazer citação de outrem sem dizer de onde ou de quem É PLÁGIO.

Se o pesquisador corrobora com a idéia dos autores escritos no desenvolvimento de sua monografia, é necessário citá-los pelas normas da ABNT devidamente. Nenhuma banca admitirá citação direta ou indireta sem que o autor seja devidamente referenciado. É obrigatória toda indicação e de forma completa, com todas as fontes extensivamente completas.

Quando a citação direta é curta, ou seja, está com três linhas ou menos de expansividade, ela é incorporada ao texto sem recuo, espaço ou destaque, transcritas entre aspas e com um destaque, geralmente, utilizado com itálico. As referências devem vir ao final da citação. Exemplo: (Freitas, 1998, p. 231).

As citações longas com mais de três linhas são expansivamente colocadas ao longo do texto. E com destaque. Transcritas entre aspas ou não, elas podem estar em negrito, obrigatoriamente com recuo de 4cm e espaço simples entrelinhas. A fonte vêm ao final e deve ser mencionada, completamente sempre.

Para compor uma citação deve ter atenção no seguinte:

•  transcrever EXATAMENTE como o original;

•  As aspas de palavras e expressões do original devem estar sempre em apóstrofos, aspas simples ou itálicos. Se algum autor tem palavras ou expressões que você considera de usufruto na sua monografia, deve-se mencionar e destacar.

•  Se for omitir alguma palavra ou um texto que não corrobore com o contexto de sua monografia deve-se utilizar a simbologia [...]

•  Se, ao citar um autor, um relato de produção textual, ou qualquer outra passagem que contenha erros de ortografia deve-se colocar entre parênteses a expressão latina (sic).

Um recurso necessário para a citação indireta, antes de tudo é sempre fazer a menção da fonte e do autor. Se você não transcreveu em sua monografia, mas fez uso de paráfrases, ou seja, reescreveu ao seu modo e à sua interpretação o que o autor escreveu em seu livro, consta como citação indireta e isso deve ter referência da fonte.

Alguns autores denominam essa referência de citação mista.

Caso você tenha encontrado ao longo de suas pesquisas um autor que citou uma passagem de outro autor e que é interessante para o seu texto a expressão latina devidamente empregada é: apud, que significa citado por. É o que chamamos de citação de segunda mão. (Bechara apud Freitas, 1998, p.56)

Outro recurso é criar uma nota de rodapé cujo caminho no processador de texto é INSERIR – REFERÊNCIAS – NOTAS, e nela expor a citação. Sempre entre aspas.

Se o texto for de língua estrangeira você deve dizer que ele foi traduzido e por quem. Sabe-se que é uma obra que é internacional e foi traduzida por um profissional daqui. Há outra expressão latina nesse caso: trad. Por, que deve aparecer em nota de rodapé sempre que o escrito for mencionada. Caso a tradução tenha sido feita diretamente do original, o acadêmico deve dizer em nota de rodapé que ele mesmo traduziu.

Exemplo: Traduzido por Geórgia Freitas.

Mas o que são notas de rodapé?

A primeira função da nota de rodapé é configurar-se como espaço devidamente original para as anotações do pesquisador, dando acabamento estético à monografia. Ela serve para:

a) Indicar a fonte de citação: nesse processo você pode indicar a referência completa do livro, citando-o;

b) Expor uma citação para reforçar a idéia da citação. Se você tem um outro autor que disse a mesma coisa que a citação mencionada no corpo do texto, melhor.

c) Expor a tradução de uma língua estrangeira.

Como é a formatação das notas?

Todas as notas de rodapé devem ser digitadas em espaços simples, com fonte tamanho 10. Ela são introduzidas por algarismo arábico para corresponder que o texto tem uma correlação do texto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)