Palavra do Cliente

O plano de marketing é um trabalho onde é realizado o detalhamento das ações necessárias para alcançar um ou mais objeitvos de marketing. O plano de marketing pode ser realizado para uma marca, para um produto, serviço ou linha de produtos.Um plano de marketing pode cobrir entre um e cinco anos.

CLIENTE - Cesar Augusto

NOTÍCIAS E ARTIGOS

O QUE É UM PLANO DE MARKETING? - TEMÁTICA

Entende-se por definição que o Plano de Marketing seja uma fase de planejamento da administração empresarial de forma a organizar a atuação deaempresa no mercado. Toda empresa tem a necessidade de levar o seu produto direcionado à população de interesse.

Posto isso, a importância de um planejamento de Marketing empresarial insurge no sucesso de divulgação e garantia de qualidade do ramo em que a organização atua. Caso essa etapa seja desconsiderada pela administração, uma empresa em fase inicial, por exemplo, pode obter fracasso, ou não alcançar o retorno devido de investimento previsto para o produto lançado.

Denomina-se isso de estratégia de Marketing. E é o pressuposto para que a empresa possa ter condições de sucesso na sua imagem no mercado.

Ao fazer um plano de Marketing a empresa demonstra que o produto vendido (tangível ou não) adere aos interesses de quem deseja adquiri-lo. Para isso há necessidade de definições claras para que o consumidor tenha satisfação e possa sempre adquirir o produto.

Um Plano de Marketing bem definido e desenvolvido, deve necessariamente responder, com aprofundamento, os seguintes questionamentos:

- Como a empresa tornará os seus produtos e/ou serviços conhecidos do cliente?

- Como a empresa pretende despertar no cliente ou no cliente em potencial o desejo de adquirir o produto?

- Como a empresa pretende relembrar ao consumidor os demais produtos da marca no momento em que o cliente estiver realizando a aquisição?

- Como a empresa pretende seguir o plano de comunicação para atingir os consumidores em potencial?

- Como a empresa definirá a estrutura de vendas?

Alguns pontos importantes no Plano de Marketing, no tocante à temática são: o produto , a formação do preço , a política de formação do preço , a distribuição , a promoção , previsão de vendas , comparação com negócios do mesmo ramo , já presentes no mercado, estatística de vendas em períodos anteriores, planilhas , plano de comunicação.

Para que a empresa possa promover o seu produto até a população de interesse é necessário explorar ferramentas e recursos de promoção. Atualmente, tem-se realizado: distribuição de amostras grátis, cupons de fidelidade, descontos pós-aquisição de produtos estimulando compras posteriores, pacotes promocionais, prêmio de acumulação, concursos e jogos, experimentações gratuitas, descontos.

Ao redigir um Plano de Marketing, o planejamento das informações deve ser bem redigido, definido e delineado. Nada pode ficar vago e quanto mais previsões para a inserção do produto do mercado, melhor a garantia de retorno e reavaliação para um próximo desenvolvimento de projetos.

Outros elementos de previsão são importantes como informações adicionais no Plano de Marketing.

Ao delinear a área geográfica de atuação , a empresa lançará mão de informações a respeito do perfil do consumidor e de quem poderá adquirir o produto.

A definição clara do ramo de atividade da empresa , para que possa haver coerência para o consumidor entre o produto e o ramo de atuação, pode promover distribuição de vários segmentos da empresa, atingindo diversos clientes.

Realizando a previsão do número de clientes em uma determinada área geográfica, a empresa especificará também o número de pessoas físicas e jurídicas que poderão adquirir o produto.

Realizando a base cálculo da precificação é possível estimar a proporção quantitativa dos produtos que serão fornecidos aos representantes físicos e jurídicos e a sua devida utilização por comprador da área.

Fazendo planilhas da taxa de crescimento e da aceitação do produto em cada região é possível verificar o índice de aquisição por cliente e por área de atuação da empresa.

Estudando o número de concorrentes e seus segmentos de atuação no mercado pode-se alcançar novas estratégias de aceitação do produto e, ainda, realizar pesquisas junto aos clientes.

Traçando a participação no mercado a empresa calcula em quanto se há de porcentagem em suas vendas, aderindo informações sobre a época em que os seus produtos são mais vendidos, qual é o perfil do cliente que os compra, dentre outras estatísticas.

Quanto mais informações o plano de Marketing conter, melhor para a evolução da Gestão de Conhecimento empresarial e para a reformulação de novas propostas para cada produto lançado no mercado.

Se a empresar realizar um bom plano de Comunicação como apêndice ou mesmo item do Plano de Marketing, após outras definições, poderá garantir plena aceitação de mercado.

Algumas dicas de informações a serem adicionadas no Plano de Marketing:

- Analisar sempre os produtos concorrentes;

- Realizar constantes pesquisas de mercado;

- Desenvolver produtos para diversos segmentos;

- Ampliar o catálogo de apresentação (Portfólio);

- Lançar boletins eletrônicos e Newsletters empresariais;

- Participar de campanhas de responsabilidade social.

Dentre outros...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIAGIO, Luis Arnaldo & BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócio: estratégias para Micro e Pequenas Empresas. Barueri, SP: Manole, 2005.

FREITAS, A. B. A. Equipes Auto Gerenciáveis. Universidade Candido Mendes (UCAM). Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro – Centro – Curso de Administração. Agosto de 2001.