A ClickMonografias e uma empresa objetiva e clara nos seus negócios, por este motivo me senti super seguro em contratar os serviços. Já comprei minhas pesquisas de monografias, trabalhos escolares e muitas outras pesquisas para trabalhos universitários e recomendo.
CLIENTE - PAULO MEDINA
 
Trabalhos Acadêmicos
Projetos de Monografias
Plano de Marketing e Neg.
Artigos Científicos
Trabalho de C. de Curso
Monografias de Graduação
Monografias de Pós-Grad.
Dissertações de Mestrado
Teses de Doutorado
Trabalhe Conosco
Segurança do Site
S.L.A - Acordo N. Serviço
Contrato de P. de Serviço
Parceiros do Site
Mapa do Site
 
 

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIOS? – FUNÇÃO E TEMÁTICA 

O Plano de Negócios é instrumento indispensável para as pequenas e médias empresas como planejamento fundamental e pertinente as pretensões de sustento da organização no mercado. Além disso, o Plano de Negócios tem sido adotado pelos consultores empresariais como documento de apresentação durante a análise financeira, pois é o retrato e a visão clara do que a empresa representa no mercado no recorte temporal em que se sucede.

Dentro do projeto estratégico geral, as pequenas e médias empresas montam equipes de apoio para constituir análise ambiental e comportamental da organização e também como análises subjetivas de critérios administrativos como um todo.

Qualquer empreendimento prescinde de um Plano de Negócios completo e com as informações que sustentarão, a priori, a relação comportamental do negócio face aos índices do mercado.

A Estratégia empresarial é termo que antecede o Plano de Negócios. Sem a idéia do QUÊ? COMO? POR QUÊ? ONDE? PARA QUEM? E respectivas definições de mercado, o Plano de Negócios não sucederá à estratégias pertinentes às atividades empresarias que a organização precisa realizar.

A metodologia de realização do Plano de Negócio é o aceite como um documento apresentável às pessoas, empresas, fornecedores, associações, corpo de funcionários.

A primeira etapa é incursionar pelos conceitos de estratégia empresarial captando os próprios recursos para evitar erros eventuais e frustrações em futuros projetos, principalmente quando o empreendimento encontra-se no início.

Além de balizar a empresa no mercado e guiar empresas novas, o Plano de Negócios determina a linha central de atuação da empresa e dá suporte ao empreendedor ou novo empreendedor a pensar as previsões para o seu negócio dentro de um prazo estabelecido.

O Plano de Negócios:

- Avalia riscos e oportunidades;

- Clarifica os objetivos;

- Guia nas tomadas de decisões;

- Auxilia na gestão estratégica;

- Dá base histórica externa e interna para o empreendimento.

Outra função é permitir que a empresa sempre tenha o feedback de avaliação mediante a concorrência, ajudando a identificar o valor agregado e o definido acumulado em capitais. O Plano de Negócios norteia todas as ações empresariais.

O Plano de Negócios é uma ferramenta dinâmica e extremamente importante nas fôrmas estruturais da empresa. As seções que subdividem um plano de Negócios atentam para uma formatação que padronize o propósito específico do relatório.

É importante cuidar de alguns procedimentos ao longo da redação do Plano de Negócios. Durante a elaboração do texto, o olhar do empreendedor mediante à sua empresa deve focalizar a função principal do seu empreendimento. A finalidade da organização de forma OBJETIVA E IMPARCIAL apontando o porquê da sua empresa ocupar o lugar atualmente.

O plano de Negócios não pode ser arquivado, apesar de ser um documento importante do empreendimento. Ele define e demonstra a atitude atual da empresa, logo deve ser remodelado sempre.

O plano de negócios deve ser visto como um aporte administrativo da organização e como importante ferramenta operacional de forma pró-ativa e retrospectiva.

O plano de negócios é uma fonte de registro comunicativo sobre a organização empresarial. A partir dele, decisões podem ser tomadas, projetando decisões futuras para os direcionamentos estratégicos competitivos.

O Plano de Negócios não se define em sua composição pelo tamanho ou forma ideal de ocupação exatamente pelo seu caráter dinâmico. Cada organização o escreverá da forma que melhor convier e melhor representar a empresa. Principalmente, se o Plano de Negócios retratar devidamente o que a empresa garante como objetivo e finalidade de sua atuação.

O Plano de Negócios, quando realizado para estruturar operações e reportá-las como documento ativo de representação empresarial, os produtos e logísticas são enfatizados, apresentando formas de introduzir produtos no mercado através do Plano de Marketing.

Alguns itens de formatação que devem estar contidos no Plano de Negócios:

- Capa;

- Índice;

- Sumário Executivo;

- Descrição da Empresa;

- Planejamento Estratégico;

- Produtos e Serviços;

- Análise de Mercado;

- Plano de Marketing;

- Plano Operacional;

- Plano Financeiro;

- Plano de Investimentos;

Anexos.

Em outros artigos, averiguar-se-á a importância de cada item e a importância de apresentá-los no Plano de Negócios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIAGIO, Luis Arnaldo & BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócio: estratégias para Micro e Pequenas Empresas . Barueri, SP: Manole, 2005.

FREITAS, A.B.A. Equipes Auto Gerenciáveis . Universidade Candido Mendes (UCAM). Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro – Centro – Curso de Administração. Agosto de 2001.