Palavra do Cliente

Na ClickMonografias com certeza você poderá contar com a melhor equipe de orientação acadêmica, professores altamente qualificados e preparados para orienta-los no desenvolvimento das suas monografias prontas e trabalhos prontos. Orientamos o aluno, desde o projeto de pesquisa para a monografia, até a monografia pronta e power point.

CLIENTE - Cesar Augusto

NOTÍCIAS E ARTIGOS

ASPECTOS GRÁFICOS DA MONOGRAFIA: ALGUMAS ORIENTAÇÕES TECNOLÓGICAS

A monografia tem regras de apresentação gráfica de forma a padronizar de acordo com os moldes exigidos pela ABNT. Atualmente, ela é digitalizada. Antigamente, as bancas aceitavam a monografia datilografada.

Por ser um documento considerado um relatório final de pesquisa, a monografia deve obedecer a padrões que proporcionem estética e organização no resultado das pesquisas.

O papel deve ser A4 distribuindo o texto de forma a não deixar nenhum espaço em branco. Os recursos dos processadores de textos devem ser aproveitados de forma a contribuir com a apresentação.

No menu arquivo, configura-se a página. Basta apenas clicar no item configurar página e definir as margens de acordo com o papel (A4) previamente escolhido. A margem superior deve ter 3 cm, esquerda 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm.

Uma outra necessidade constante na apresentação gráfica do documento é inserir as notas de rodapé. Basta clicar no menu Inserir e, em seguida, selecionar a caixa notas de rodapé.

Para formatar o parágrafo deve clicar na guia Formatar e, em seguida, parágrafo. O importante é entender a diferença entre recuo e espaçamento. Geralmente, a apresentação gráfica do documento tem o alinhamento justificado com recuo de 2 cm especial na primeira linha. O espaçamento entre parágrafos pode variar de 6 a 12 pontos e o espaçamento entrelinhas 1,5cm.

A fonte para apresentação do documento pode ser Arial ou Times New Roman. Apesar de algumas bancas sugerirem o tamanho 14, esteticamente a 12 é mais indica, na cor automática.

Para a numeração da página basta clicar no menu Inserir e, em seguida, Números de Página. Pela ABNT a numeração deve constar, obrigatoriamente, no canto superior direito. Essa localização está entre o limite da margem e o canto superior direito.

Outro fator importante é o espaço entre título e capítulos, citações, tabelas, quadros, figuras. Todo o conteúdo deve estar pulverizado e não condensado em uma parte da folha. Os títulos, pela norma, são dispostos no alinhamento esquerdo e devidamente numerados. Poucas são as bancas que escolhem o título americano (ao centro).

Os espaços são importantes para que as seções estejam devidamente alinhadas, de forma a dispor de uma linha vertical imaginária. Sempre objetivando a uniformidade estética.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILHO, DP & SANTOS, J. A . Apresentação de trabalhos científicos: Monografia – TCC – Teses – Dissertações. São Paulo: Futura, 2000, 140 páginas. (exemplar do professor)

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Atlas, 2000 (exemplar do professor)