CLICKMONOGRAFIAS - MONOGRAFIAS PRONTAS

O projeto de monografia da ClickMonografias é um trabalho científico acadêmico, onde apresenta-se o planejamento completo da monografia pronta e o ciclo de pesquisa da monografia, desde a introdução da monografia as referências a serem utilizadas. Apenas a ClickMonografias - Monografias Prontas - uma empresa séria e competente no comercio de monografias para realização de uma pesquisa de monografia pronta completa.

CLICKMONOGRAFIAS - MONOGRAFIAS PRONTAS

NOTÍCIAS E ARTIGOS

TÉCNICAS DE PESQUISA PARA A SUA MONOGRAFIA – PARTE 1

Para escrever um trabalho científico o aluno do meio acadêmico eleva-se à qualidade de pesquisador. Pesquisador o que se propõe a pesquisar um tema no qual tem vontade de se especializar.

E o que é pesquisa? Vejamos alguns conceitos. São inúmeros!

A pesquisa é o passeio que se faz pelos campos de pesquisa. Há vários de campos de pesquisa. O ponto inicial para tornar-se um pesquisar é definir o problema inicial o qual será investigado. Quando se finca o problema da pesquisa a qual se dará início, o pesquisador começa e: avaliar, analisar, criticar, delimitar, verbos indispensáveis para um pesquisador.

Pesquisar é indagar minuciosamente, exaustivamente, procurando fatos e princípios. Pesquisa não é trabalhar com verbos absolutos: solucionar, buscar verdade, conhecer a realidade, encontrar respostas, utilizar métodos.

Pesquisar é uma eterna reflexão! Sem excesso de sistematização, formalmente, pensar com reflexão com procedimento científico, conhecendo verdades parciais e não totais.

O pesquisador opta pela pesquisa completa – globalizada – ou pela específica. São caminhos que ele escolherá com o orientador ao longo da sua monografia.

Para ser um pesquisador e estar imbuído dessa atividade, o acadêmico pré-monográfico deve seguir passos importantes:

- Seleção de problema para a investigação;

- Definição do problema;

- Levantamento de hipóteses;

- Coleta, sistematização, classificação de dados;

- Análise e interpretação de dados;

- Relatórios;

Esses passos constarão nos projetos de pesquisa. Para que esse conceito inicial de pesquisa valha substancialmente para a sua monografia é necessário entender a finalidade da atividade reflexiva que é a pesquisa, início do trabalho monográfico.

Nem sempre a finalidade da pesquisa e buscar respostas. Na gira e torno de uma verdade absoluta e, no mundo acadêmico, não existem respostas prontas e cabais. Esse é o verdadeiro posicionamento de um pesquisador.

Quando as etapas da pesquisa são cumpridas deveras, bem definidas, a monografia apresentará resultados satisfatórios e com total êxito. Lembre-se: a sua monografia é apenas o início de uma vida de pesquisa. Para que ela possa ter continuidade é importante que você exponha em seu trabalho quais foram as limitações do estudo e propostas para estudos futuros.

Tenta-se conhecer através da pesquisa a compreensão de fatos que são levantado e conhecidos a partir das hipóteses traçadas à interrogação – problema – inicial. Várias são as hipóteses levantadas e a pesquisa ou invalida ou valida as mesmas.

Para atribuir finalidades reais à sua pesquisa é necessário:

- Conceber a pureza dos conceitos: com isso há melhoria na adequação do método, obtenção de diagnósticos e aprimoramento dos estudos futuros.

- Conceber a parte prática em sua pesquisa: quando se levanta o problema pode torná-lo válido com a prática. Aplicação de entrevistas, questionários no estudo de caso.

- Conceber a exatidão: saber representar o agrupamento de referenciais em sua pesquisa.

- Conceber a freqüência: nenhuma pesquisa começa de hoje para terminar amanhã.

- Conceber a análise: a partir do momento em que se propôs a traçar hipóteses em sua pesquisa é necessário confrontar, buscar, adequar o desenvolvimento de sua pesquisa, considerando-as como pontos demarcadores ao longo da sua coleta de informações e reflexão.

Toda pesquisa de estar fincada em um referencial teórico que serve como ponto de partida – eu diria suporte – para investigação. A teoria é um instrumento da ciência e é utilizada para conceituar os dados básicos iniciais de sua monografia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, GA & LINTZ, A. Guia para a elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso. Editora Atlas, 2000 (exemplar do professor)