Palavra do Cliente

O meu plano de marketing e negócios que adquiri junto a ClickMonografias - Monografias Prontas - superou as minhas expectativas, recebi um trabalho perfeito, completo, aplicando todas as teórias do marketing na prática, parabéns ao Grupo ClickMonografias pelo belíssimo trabalho que vocês veem realizando na área de monografias prontas e trabalhos universitários.

CLIENTE - Sinval Oliveira

NOTÍCIAS E ARTIGOS

COMO FAZER UM PLANO DE MARKETING: redação e elementos adicionais

A redação do Plano de Marketing pode ser realizada a partir de vários modelos, inclusive um pré-planejado pela empresa. Nele deverá conter as estratégias gerais, as estratégias de preço, a forma como a organização pretende apresentar o produto ao mercado, as previsões e projeções de custos, investimentos e retornos.

Algumas definições dos elementos do plano de marketing:

Produto – Deve ser exposto na redação sendo descrito em seção exclusiva, enumerando suas vantagens diante da concorrência.

Preço – Deve ser exposto de forma a apresentar as variações, identificar as faixas de preços mínimos, preço ideal, preço promocional e a contribuição que dará à empresa quando comercialização.

Formação de preços – Deve ser exposto de forma a definir a margem de lucro e o percentual histórico do mercado e do processo de planejamento de cada empresa.

Políticas de preços – Deve ser exposto de forma a demonstrar as somas das despesas atuais incidentes sobre a venda, apontando estratégias predatórias e contingenciais.

Distribuição – Deve ser exposto de forma a demonstrar como se realizarão as vendas diretas e as indiretas para a colocação dos produtos no mercado. A classificação da distribuição pode ser intensiva, seletiva ou exclusiva, dando relevância aos critérios econômicos, critérios de controle e de adatpação.

Promoção – Apresenta-se no plano de marketing como descrição de ferramentas de incentivo como propaganda, publicidade dentre outras para que as corporações possam partilhar a venda pessoal e as promoções de venda.

Previsão de venda – Está exposta em projeção de volumes e quantidades de acordo com o valor da venda. Apresenta-se no Plano de Marketing sendo descrita pelas empresas com vendas para outros fornecedores, para o público geral, para o comércio varejista.

Comparação com os concorrentes – Pequena análise que deve ser tabulada no plano de Marketing retratando as vendas em períodos anteriores e as vendas repetidas, assim como apresentando a planilha com os seus respectivos volumes.

Plano de comunicação – É a ferramenta do plano de marketing a qual define como o produto será exposto no mercado.

Na redação inicial do Plano de Marketing, procede-se da seguinte forma:

1) Texto inicial

A (razão social da empresa) , após analisar o perfil dos clientes-alvo e os fatores que influenciam suas decisões de compras, após avaliar a política de preços da concorrência e após levantar os custos envolvidos na fabricação dos produtos, concluiu que a melhor estratégia de preços a ser adotada é a:

(Descrever a estratégia)

A estratégia acima descrita será mantida até (período de manutenção da estratégia de preços escolhida).

O principal objetivo da empresa ao adotar esta estratégia de preços é (razão pela qual a estratégia de preços foi escolhida) e com isso atingir as metas de participação no mercado, além de ficar a imagem da empresa junto ao cliente.

2) Desenvolvimento do texto

A empresa pretende distribuir os produtos por meio de (sistema de venda escolhido) contando para tanto com (número de vendedores ou de distribuidores) capazes de atingir todo o território ocupado pelo mercado-alvo.

Pela análise do perfil do cliente-alvo, definiu-se a publicidade da empresa por (canais de mídia a serem utilizados e ações de comunicação), sendo que um plano de divulgação poderá ser observado no quadro abaixo:

Mês: (definir os meses de atuação estratégica do plano de marketing)

JORNAL A

REVISTA

RÁDIO/PROGRAMA B

TV/ PROGRAMA A

Pela análise do potencial do mercado e pela participação de mercado esperada, projetaram-se as vendas de duas formas: uma otimista, supondo-se que as metas serão plenamente alcançadas, e outra pessimista, supondo-se alterações na demanda devidos à questões econômicas que estão demonstradas no quadro abaixo:

Projeção otimista de vendas (em unidades)

Mês: jan fev mar abr maio jun jul ago set out nov dez

Projeção pessimista de vendas (em unidades)

Mês: jan fev mar abr maio jun jul ago set out nov dez

A descrição do Plano de Marketing está inclusa como documentação ativa do Plano de Negócios, o qual será visto em outro artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BIAGIO, Luis Arnaldo & BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócio: estratégias para Micro e Pequenas Empresas. Barueri, SP: Manole, 2005.

FREITAS, A. B. A. Equipes Auto Gerenciáveis. Universidade Candido Mendes (UCAM). Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro – Centro – Curso de Administração. Agosto de 2001.